sexta-feira, 29 de julho de 2011

Entre escolhas e renúncias, a opção nossa de cada dia!



Do nascer ao por do Sol é preciso optar pelo sim ou pelo não.
As opções que fazemos não são neutras. Elas, em parte, definem a qualidade de vida que temos ou que queremos ter.
Quando o relógio desperta, mesmo antes do dia amanhecer, deparo-me com minha primeira oportunidade de escolha. Levanto ou desligo o relógio e continuo dormindo?
Se levantar e começar a agir, provavelmente não me atrasarei e estou contribuindo para que meu dia seja feliz e harmonioso com inúmeras oportunidades de fazer ótimas escolhas.
No entanto, se desligo o relógio e volto a dormir, as conseqüências desta escolha podem ser dramáticas: perder a hora, ficar nervosa e deixar de aproveitar bem cada oportunidade que a vida me dará naquele dia.
Claro que existem situações que vão além. Existem momentos em que, por mais que haja boa vontade de nossa parte, é difícil e arriscado decidirmos sozinhos. Nesta hora, é preciso muita calma e nada melhor que ouvir a opinião de alguém em quem podemos confiar.
É preciso prudência antes de falar "sim" ou "não".
É com muita sabedoria que o salmista reza:
 "...ponde, Senhor, uma guarda em minha boca, uma sentinela na porta de meus lábios..." Sal 140
Quantas vezes respondemos precipitadamente com um sim ou não, essa imaturidade nos traz desagradáveis conseqüências.
Na maioria dos casos, a resposta precipitada é fruto do comodismo, da pressa, da impaciência ou da falta de atenção.
Como faz bem parar uns "segundinhos" para reflexão na hora de decidir.
Santa Teresa, certa vez aconselhando uma de suas irmãs, disse:

"Nunca fales coisa alguma, sem antes refletir e recomendar-te ao Senhor, a fim de que jamais profiras algo que possa magoar alguém! Nunca teimes em ter razão, principalmente tratando-se de coisas insignificantes! Fala a todos com cortesia! Corrigindo alguém, sê modesta e humilde e, nunca o faça sem te humilhares a ti mesmo. Não ouça e não fales mal de ninguém. Sê brando com todos e rigoroso contigo mesmo!"

(Por Dejanira Silva, Missionária CN)

Um comentário:

  1. Pois é amada, eles são uns fofos mesmo... dá vontade de ficar lá...heheheh se não fosse tão longe de casa e até q faria visitas semanais... meus catequizandos amaram, agora eles querem visitar um orfanato! E eu fico feliztodaboba hehhhe bjo no ♥ e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...