sexta-feira, 17 de junho de 2011

SILÊNCIO: Música para os meus ouvidos!

Já faz algum tempo, deixei de participar de celebrações na comunidade em que fazia parte, principalmente, por sentir uma grande necessidade de estar em um ambiente propício à oração, mais ainda, um ambiente que favorecesse meu encontro com Jesus, na maior das orações,
a Santa Missa.
Não sei se estou vivendo um momento mais instrospectivo, mas, será impressão minha ou realmente cada vez mais, nas nossas igrejas, o silêncio orante, tão precioso e indispensável está perdendo seu lugar?
A sensação que me dá, é que o silêncio no mundo, mas até em situações apropriadas, como na oração, na liturgia... incomoda! Será exagero dizer que está se tornando, muitas vezes, insuportável para as pessoas conviverem com o silêncio?
Lembro-me de ter participado de algumas celebrações, em que o sacerdote fazia questão que se observasse aquele breve momento de silêncio, após a comunhão, percebia muitas vezes reinar um certo constrangimento entre a assembléia, naquele silêncio "imposto", os músicos pareciam meio contrariados por terem sido privados de cantar uma música de ação de graças...
Pensando sobre isso, me veio à mente uma situação em que se colocam duas pessoas juntas, porém, elas não se conhecem direito, não tem amizade ou qualquer intimidade, o silêncio entre elas vai se tornando pesado, e para fugir desse embaraço, começam a puxar todo tipo de assunto ... Talvez isso também aconteça em nossa relação com Deus, se não temos intimidade com Ele, o silêncio diante da sua presença  torna-se sufocante.
Creio que cada um de nós deve redescobrir o valor do silêncio e buscar entender, como diz Frei Patrício Scandini, não o silêncio em si, mas por que silenciamos. Através do silêncio estreitamos nossos laços com o Senhor, com sua ajuda nos é revelado quem realmente somos, este talvez seja o nosso receio, nem sempre nos achamos preparados para nos encararmos frente a frente, com nossos medos, desilusões, com a solidão da alma...
Porém, é tempo de mirarmos o exemplo de Jesus! Dom Eusébio Sheid escreveu em um dos seus artigos que Jesus foi o maior Mestre do silêncio:

«Durante toda a sua infância e juventude, por quase 30 anos, levou uma vida escondida em Nazaré, sobre a qual nada sabemos, a não ser que Ele era submisso à sua Mãe e ao seu pai adotivo, São José, com quem aprendeu um ofício para ganhar a vida (cf. Lc 2,41ss ; Mt 13,55).»

«Mas um silêncio de 30 anos é algo que grita, que nos interroga. Por que isso? --questiona o arcebispo--. Ninguém jamais chegou a penetrar profundamente o que significa essa vida de Nazaré. Parece que Jesus se recolheu por 30 anos, para depois pregar nos 3 anos de sua vida pública, com maior intensidade, ensinando-nos o valor da quietude, do silêncio, do recolhimento, da solidão fecunda.»

Dom Eusébio explica que esse silêncio de Jesus continua, aprofundado nos 40 dias em oração no deserto, antes de começar a vida pública.

«Depois, noites inteiras no silêncio, na contemplação das coisas eternas, como na véspera da escolha dos Apóstolos (cf. Lc 6,12-16), ou antes de se entregar à Paixão (cf. Lc 22,39-46).»

«Silêncio, também, diante de Pilatos, em face das acusações de falsas testemunhas (cf. Mt 27,13-14); e diante de Herodes, a ponto de ser escarnecido pelo tetrarca e sua guarda (cf. Lc 23,8-11)», refere o arcebispo.

«Por fim, silêncio na própria sepultura, durante os 3 dias que antecederam a gloriosa Ressurreição. Esse silêncio fala muito forte, como, aliás, o silêncio das sepulturas sempre nos fala muito.»

¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨

Pois é, meus irmãos, tenho aprendido a amar o silêncio, a buscá-lo cada vez mais e sinto falta dele, num lugar onde ele deveria "falar mais alto", na Liturgia da Santa Missa!


“Do meu ponto de vista e experiência, a regra do silêncio deveria estar em primeiro lugar. Deus não se comunica à alma tagarela que como zangão na colméia, zumbe muito, mas não fabrica nada. A alma tagarela é vazia interiormente. (…) A alma que não saboreou a doçura do silêncio interior é um espírito inquieto e perturba o silêncio dos outros”.
(Santa Faustina)

Um comentário:

  1. Sabe o que queria, ir para um deserto e ficar lá por dias em profundo silêncio... sumir de tudo por um tempo...Obrigado pelas palavras...
    vc rezou a ave Maria? aiaiaiaiia

    Beijos amada
    Imaculada

    ResponderExcluir

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...