quinta-feira, 16 de junho de 2011

"PAI NOSSO", oração que transforma e compromete!



"A oração supõe um esforço e uma luta contra nós mesmos e contra os embustes do tentador. O combate da oração é inseparável do combate espiritual necessário para agir habitualmente segundo o Espírito de Cristo: reza-se como se vive, porque se vive como se reza"
(CIC 2752)

Rezemos, pois, com o  "COR"  "AÇÃO" , isto é, com sinceridade e verdade, vivendo o que se reza!


PAI NOSSO, QUE ESTAIS NO CÉU
Pai, ao rezar "Pai nosso", proclamo que Tu és um Deus plural, que todos e cada um, são teus filhos amados.
Ajuda-me então a vencer minha incoerência de que ao mesmo tempo que reconheço-Te como Nosso Pai, desconheço nos outros a figura de um irmão!

SANTIFICADO SEJA O VOSSO NOME
Não somente em nossos lábios, Pai, seja santificado o Vosso nome, em nossas atitudes, em todo nosso existir... Que todos que se acheguem a nós, possam santificar e bendizer o que já é santo, mas que por vezes é desrespeitado, o teu nome!

VENHA A NÓS O VOSSO REINO
Mais uma vez nos ensina Jesus, "venha a nós", não a mim apenas. Venha o teu reino de justiça, paz e alegria, construído a partir do amor a Ti, edificado no Cristo, consolidado pela unidade dos teus filhos.

SEJA FEITA A VOSSA VONTADE,
ASSIM NA TERRA, COMO NO CÉU
A vossa vontade é a nossa salvação, é que ninguém se perca! Que nossa vontade se molde à Vossa vontade, Pai, que saibamos também ser cooperadores, para que ela se cumpra na vida dos irmãos.

O PÃO NOSSO DE CADA DIA, NOS DAI HOJE
O pão material, o alimento, o trabalho... Mas também o espiritual, o pão da Palavra, o pão da Eucaristia.
Dá-nos "hoje" Pai, amanhã pediremos novamente, estando assim sempre em comunhão convosco.

PERDOAI-NOS AS NOSSAS OFENSAS, ASSIM COMO NÓS PERDOAMOS AOS QUE NOS TEM OFENDIDO
Pai, tua misericórdia é infinita, mas temos como condição, por sermos perdoados, com generosidade oferecer o perdão a quem nos ofendeu, mas dentro de nós bate um coração de pedra, tão diferente do Teu... dá-nos um coração de carne, que libere amor e perdão, que não só reze: "Me ajuda a perdoar", mas que igualmente dê passos concretos de perdão.

E NÃO NOS DEIXES CAIR EM TENTAÇÃO
As tentações existem e estão em toda a parte, mas pelo Espírito Santo que habita em nós, que não caiamos nelas, Pai, que pelos dons de discernimento, fortaleza, que pelo dom supremo do amor, do amor que temos a Ti, que possamos resistir fortes pela Tua graça e nossa escolha, de buscar sempre a santidade .

MAS LIVRAI-NOS DO MAL
Guarda-nos, ó Pai, daquele é homicida desde o princípio, livra-nos do laço do passarinheiro, para que livres em Teu amor e pelo Teu amor, alcancemos a constância e a perseverança até a eternidade feliz.

AMÉM!
Eis o nosso "fiat", Pai, assim seja!




"Enfim, se rezamos verdadeiramente ao "Pai Nosso" saímos do individualismo, pois o Amor que acolhemos nos liberta. O "nosso" do início da Oração do Senhor, como o "nós" dos quatro últimos pedidos, não exclui ninguém, Para que seja dito em verdade, nosss divisões e oposições devem ser superadas.
Os batizados não podem rezar ao Pai "nosso" sem levar para junto Dele todos aqueles por quem Ele entregou seu Filho bem-amado.
O amor de Deus é sem fronteiras; nossa oração também deve sê-lo..."
(CIC 2792-93)

Um comentário:

  1. ...Com Cristo nada pode lhe deter, a não ser vc mesma, por isso perseverança e força sempre!!
    Sim, Cátia, estou podendo fazer essa experiência em minha vida, e isso só consigo pela força dos sacramentos...
    e também por tentar viver a oração do pai Nosso, como vc bem postou...
    Beijos
    Imaculada

    ResponderExcluir

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...