segunda-feira, 13 de junho de 2011

O que os santos fazem para chegar à santidade?

" ... Duas coisas. Por um lado, ficam longe de tudo o que os impede de entrar pelos caminhos da graça e, por outro, dirigem-se diretamente para Deus. Mas fazem tudo isso pela glória de Deus, não por algum proveito que possam obter. Eles são os que “buscam antes o reino de Deus” – mais pelo Rei do que por eles próprios – e estão dispostos a esperar o tempo que Deus quiser até o dia em que “todo o resto lhes será dado por acréscimo” (cfr. Mt 6, 33).

...Tudo isso pode ser um grande estímulo para nós, pois mostra que o nosso serviço a Deus não depende de como nos sentimos, mas de como Deus olha para o que fazemos; não depende de que os nossos atos pareçam heróicos, mas da nossa disposição em deixar que Deus tire heroísmo de nós; não depende de que conquistemos à nossa maneira uma meta que nos faça merecedores do título de “santo”, mas de que sigamos com total confiança o rumo marcado pela vontade de Deus.

A santidade – como tudo na vida – deve ser encarada do ponto de vista de Deus, e não do ponto de vista do homem. Viemos de Deus. Existimos por Ele. A nossa santidade também deve vir dEle e existir para Ele. Cremos que a finalidade do homem, da vida, da Criação, de tudo, é a glória de Deus..."
(Fonte)


Este é um pequeno trecho de um dos escritos de Hubert von Zeller, Monge Beneditino. Resolvi reproduzí-lo e deixar um questionamento: "Será que nosso povo (católico) realmente compreende o que é santidade?"
Refiro-me, principalmente, aos católicos que não tem uma vida sacramental regular e por isso se privam de receber os ensinamentos da Igreja, para sempre mais progredir na sua vida espiritual.

Acordei pensando nisto, pois hoje, dia de Sto Antônio, me levou a refletir que muitas pessoas por desconhecerem o sentido da palavra "santidade", reduzem  toda vida de renúncia, entrega à Deus, pregação eloquente e ardorosa da Palavra de Deus de Santo Antônio ao título de "santo casamenteiro", "santo milagreiro"... isso quando não se soma a essas idéias simplistas, supertições e simpatias... Parece que para muitos, os "santos" ainda são somente aqueles que servem para atender pedidos e fazer milagres. 
A pregação de Santo Antonio só era eloquente, convincente e persuasiva pois tinha sua origem e sustento no amor à Deus, no compromisso com a Igreja, na vivência da santidade.
Da mesma forma, este ainda é o melhor e mais eficaz meio de catequizar este povo, nossas atitudes devem falar.
Que pela intercessão de Sto Antonio, possamos viver uma fé autêntica, que nos leve a comunicar a santidade de vida, nos pequenos e grandes gestos do nosso cotididano!
SANTO ANTONIO DE PÁDUA, rogai por nós! 

"A PALAVRA É VIVA QUANDO SÃO AS OBRAS QUE FALAM.
CESSEM, PORTANTO, OS DISCURSOS E FALEM AS OBRAS"
(SANTO ANTONIO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...