quarta-feira, 11 de maio de 2011

Vais à Santa Missa? Tira as sandálias, o lugar é santo!

Quantas vezes não saímos da celebração da Santa Missa da mesmíssima forma com que chegamos: desanimados, abatidos, indiferentes, vazios... Embora seja uma boa coisa nos apresentarmos "vazios" para que Nosso Senhor nos preencha, como é possível sair igualmente vazio, depois que Ele, amorosamente, nos alimenta com o Pão da Palavra, que nos orienta, exorta e instrui; com o Pão Eucarístico, Seu Corpo e Sangue, alimento para a vida eterna?
Creio que uma das principais razões, seja o fato de não gastarmos nosso "precioso" tempo para nos prepararmos para o Banquete Celestial. Sim, é um banquete, mas muitas vezes vamos à ele como se vai a uma lanchonete(!??).
Vejam o dia do casamento de uma noiva. O dia da noiva como se diz, como se preparam para chegarem impecáveis diante de seu noivo, seus convidados... Isso mal comparando, pois estamos falando de ir ao encontro do Filho de Deus, Rei dos reis, Senhor dos senhores, Príncipe da Paz...
É como diz o sábio ditado: colhemos o que plantamos. Se vamos de qualquer jeito à santa Missa, sem uma preparação adequada, sairemos de qualquer jeito, sem usufruir dos efeitos e da força deste sacramento.
Creio que uma boa ajuda para que alimentemos nossa espiritualidade é, já no início do dia que participaremos da Santa Missa, como uma noiva que se prepara para seu casamento, preparemos nossa alma através da oração e dela (da oração) não saíamos, mesmo em nossos afazeres, tal qual o lema de São Bento "Ora et labora", reza e trabalha! Entreguemos nosso ser, nosso entendimento ao Espírito Santo, para que nossa mente seja povoada de bons pensamentos, nossa boca de palavras edificantes, nossas mãos de atitudes caridosas. Consagremos nosso dia a Nossa Senhora, que seja ela a nos acompanhar até o momento sublime de receber Nosso Deus e Salvador, na Hóstia Consagrada.
Estes e outros piedosos gestos, antes de ir ao encontro de Jesus, meus irmãos, é a nossa humilde maneira de, "tirarmos as sandálias de nossos pés, porque o lugar onde pisaremos é santo".

Encontrei esta linda oração de São Tomás de Aquino, para preparação da Santa Missa:

Ó Deus eterno e todo-poderoso, eis que me  
  aproximo do sacramento do vosso Filho único,
  nosso Senhor Jesus Cristo.

Impuro, venho à fonte da misericórdia; cego, venho à luz da eterna claridade; pobre e indigente, venho ao Senhor do céu e da terra.

Imploro, pois, a abundância de vossa imensa liberalidade, para que vos digneis curar minha fraqueza, lavar minhas manchas, iluminar minha cegueira, enriquecer minha pobreza e vestir minha nudez com vossa graça.

Que eu receba o pão do céu, o Reis dos reis e Senhor dos senhores, com respeito e humildade, contrição e devoção, pureza e fé, propósito e intenção que convêm à minha salvação.

Dai-me receber não só o sacramento do Corpo e do Sangue do Senhor, mas também seu efeito e sua força, a fim de viver para vós e em vós.

Ó Deus de mansidão, dai-me acolher com tais disposições o Corpo que vosso Filho único, o Senhor Jesus Cristo, recebeu da Virgem Maria, glorificado na sua ressurreição. Que eu seja incorporado a seu corpo místico e contado entre seus membros.

Que venha a mim o Senhor da glória, e que unido a Ele eu possa dizer como o apóstolo: não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim!

Ó Pai de bondade e cheio de amor misericordioso, fazei que recebendo agora vosso Filho sob o véu do sacramento, possa na eternidade contemplá-lo face a face. Ele que convosco vive e reina para sempre, na unidade do Espírito Santo. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...