quinta-feira, 19 de maio de 2011

Servir: Caminho para a Felicidade!

Depois de lavar os pés dos discípulos, Jesus lhes disse:
 "Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes."
(Jo 13,16-17)


Mestre e Senhor, Jesus Cristo, o Filho de Deus, não somente ensinou-nos com palavras, mas com a vida pregou, que a Seu exemplo estamos neste mundo para servir e não para sermos servidos, principalmente, quando a nós é delegada alguma autoridade.
Porém, não é difícil encontrar, em nossas Comunidades, mesmo em nossas famílias, quem ignore ou desconheça que autoridade não é honra, mas serviço. Seja autoridade de pais para com os filhos, que devem sim usar o poder da autoridade, mas, para servir, não para dominar os filhos... e assim servir no amor, na correção, na educação ...
Seja e ainda mais, dentro da Igreja, pois é preciso que sejamos coerentes com a fé que professamos. Como é comum ver em nossas comunidades, comportamentos totalmente equivocados de autoritarismo que em nada lembram a postura que Jesus assumiu e ensinou aos discípulos. Coordenadores que mais parecem donos de comunidade, membros de pastorais que se fecham, pessoas que estacionaram no crescimento espiritual e tem dificuldade de recomeçar, voltar a aprender... pois a Palavra de Deus é viva e atual e nossa Igreja é uma fonte de preciosos tesouros da fé e do conhecimento, sempre estaremos descobrindo coisas novas e maravilhosas, porém é preciso estar abertos à mudanças, acompanhar o ritmo da evangelização que é dinâmico, enfim, é preciso de humildade para reconhecer que quando paramos de aprender com Deus e com os irmãos, começamos a morrer.
A partir daí, exercitando a humildade, vamo-nos despojando de conceitos próprios, pré-conceitos, idéias fechadas e com coragem e lâmpadas nas mãos, vamos aprendendo ali, ensinando aqui, cedendo acolá... tudo para melhor servir a Cristo nos irmãos.
Morrer para si mesmo e viver para o outro... Sacrifício para nossa carne?
Talvez... mas quando fazemos do "servir" um hábito de todos os dias, passaremos a fazê-lo sem tanto sacrifìcio assim... É como acordar cedo, a princípio é custoso para nosso corpo, que dirá nos dias mais frios, mas, quando fazemos disso um hábito, passa-se a fazê-lo automaticamente, sem tanto esforço assim. Somente é necessário disciplina e perseverança e logo o estaremos fazendo com prazer.
No exercício constante do "servir", certamente compreenderemos que este é o caminho para a felicidade de todo cristão, como nos disse o Mestre: "... se sabeis isto e o puserdes em prática, sereis felizes".

Postei a música abaixo, pois a considero um "hino" ao serviço. Vamos ouvir?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...