domingo, 1 de maio de 2011

MARIA, a Mãe por Excelência!




"Nos deste tua Mãe como nossa, para que nos ensine a meditar e adorar no coração.  Ela, recebendo a Palavra e colocando-a em prática, fez-se a mais perfeita Mãe."
(Beato João Paulo II)






Por que o mês de maio é dedicado a Maria?
É uma herança européia, uma vez que na Europa, em maio, é primavera. Lá, o mês de maio é celebrado em diversos países para homenagear o reflorescimento da natureza. É um mês de festas, de divertimentos, de poesia, de origem muito antiga.
No mundo pagão, por exemplo, acontecia a Florencia, isto é, grandes festas com danças, cantos, etc, em honra da deusa da vegetação, a Flora Mater.
No mundo cristão, como tentativa de corrigir os excessos e abusos destas festas, a partir do séc. XIII, a figura de Maria começa a ser associada ao mês de maio. O primeiro a dar este importante passo foi Afonso X, rei de Castela e León, na Espanha. A partir de então, começam a surgir práticas devocionais no sentido de homenagear a Virgem Santíssima. Aos poucos, o mês vai tomando um aspecto mariano que se consolida no séc. XVIII, com a publicação de obras como a do padre jesuíta A. Dionisi, que pode ser considerado o iniciador do mês mariano no sentido moderno.
É importante lembrar que o mês de maio é dedicado a Maria apenas no Ocidente. Para a Igreja do Oriente, o mês mariano por excelência é agosto, quando se celebra a festa da Dormição de Nossa Senhora (Assunção de Nossa Senhora).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...