quinta-feira, 17 de março de 2011

"Os Cinco Violões"

Era uma vez... cinco violões que estavam em um quarto. Em certo momento, nesse quarto entra um homem que afina instrumentos, e pega os violões um após outro para afiná-los. O primeiro violão que ele pega o maltrata; no sentido que não tem delicadeza em pegar o violão, no tesar suas cordas, na tentativa de afiná-lo. E o violão grita porque sente dor, experimenta o sofrimento e, certamente no momento que o homem o afina, o violão olha para ele como a um homem mau. Um dos violões sente medo e se esconde atrás de uma cadeira. O homem pega o segundo, o terceiro e o quarto e os afina, com muito sofrimento para os instrumentos musicais. Mas através daquele sofrimento, sai finalmente a harmonia, saem instrumentos bem afinados que os músicos podem usar com facilidade. Assim o violão escondido atrás da cadeira não sentiu o sofrimento dos outros, mas em consequência, quando chegaram os músicos para tocar, pegando cada um, um violão achando-os bem afinados, A NÃO SER o útimo, pois achando-o desafinado, não poderá ser usado. Quatro violões, de fato, são usados como instrumentos dos quais os músicos podem gerar um maravilhoso concerto, enquanto o violão não afinado se vê descartado.

Também nós, sofremos essa tentação, de fugir do sofrimento... Mas, devemos entender que nascemos "pedras brutas", que precisam ter suas arestas aparadas, lapidadas, e como isso dói! Lembro-me de uma pessoa ter me contado, que podou sua pimenteira e depois de ver o resultado, pensou tê-la matado. Mas que grata supresa, com o passar do tempo, cresceu mais visçosa e dobrou a produção de pimentas! Mas com certeza também as podas doem!
Todas essas pequenas histórias servem para ilustrar que nosso crescimento e amadurecimento passam pela via da dor. Frei Elias Vela, nos ensina porém, que há dois tipos de sofrimento, os que redimem e que nos unem à Cruz de Cristo e aqueles que são "cruzes" que são construídas por nós mesmos, como por exemplo, os vícios, destes precisamos pedir libertação. Pessoalmente, posso testemunhar que minha vida vem ganhando outro sentido, desde que parei de "brigar" com minhas dores e passei a enxergá-las sob à luz de nossa fé. Se você sofre, e com certeza sofre, porque quando não estamos sofrendo por nós mesmos, sofremos por alguém, lembre-se: o sofrimento traz em si Cruz, mas também Ressurreição!

"Apóie-se, como Nossa Senhora, à Cruz de Jesus e nunca lhe faltará consolo"
(São Pio de Pietrelcina)

2 comentários:

  1. Cátia que Deus te abençõe sempre e conserve em você esse Dom que tens com as palavras!! Amei o texto!
    Muito!! Obrigada por seu carinho. Queria o seu e-mail, se possível, para nos falarmos um pouquinho. Sinto que tenho muito o que aprender contigo. Abraço com cheirinho de Deus.

    ResponderExcluir
  2. Passando para registrar o meu agradescimento pela sua visita no blog!!!!
    Muita paz e fogo no espírito santo!!!!!
    Uma santa quaresma...

    ResponderExcluir

☺ Seu comentário é importante e faz a diferença. Agradeço muitíssimo sua atenção em expressar sua opinião.
Desejo que suas palavras sejam para maior honra e glória do Senhor Jesus, Paz e Bem!☺

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...